terça-feira, 11 de novembro de 2008

Obama & The West Wing


No outro dia comentei um post (Change) da Rita sobre o discurso de vitória de Obama, em que referi encontrar semelhanças entre os seus discursos de campanha e os discursos de Matthew Santos, personagem da série "The West Wing" (versão portuguesa Homens do Presidente).

Fui fazer uma pesquisa e descobri que um dos argumentistas desta espantosa série foi Elie Attie antigo escritor de discursos (tradução de speech writer) de Al Gore, Ex Vice-presidente e candidato há presidência dos Estados Unidos.

Uma busca no youtube resultou num enorme conjunto de vídeos que estabelecem ligação entre Barack Obama e a série televisiva The West Wing. A isto não será estranho o facto de nesta mesma série as últimas temporadas (6/7) incidirem sobre uma candidatura de um Latino-americano à presidência dos Estados Unidos. Uns anos antes de toda esta revolução Obama, "Homens do Presidente" lançou o debate e aquilo que começou por ser mera ficção tornou-se realidade.

Deixo-vos dois pequenos vídeos.

O primeiro é o discurso de lançamento da candidatura de Matthew Santos à Presidência dos Estados Unidos - episódio da 6ª temporada. (temos que admitir que existem traços comuns na construção dos discursos)

O segundo é um diálogo entre conselheiros do Presidente sobre como deverá ser o carácter de um Presidente da nação mais poderosa do mundo. (4ª temporada salvo erro)





6 comentários:

Matrix disse...

Pelo que a pergunta se impõe:
Será que a série televisiva The West Wing foi realizada para preparar as mentalidades para um presidente americano não branco?

mimanora disse...

Ainda não consegui ter 2m seguidos para ver bem este post.
Assim que puder vejo e comento, pq estou com muita curiosidade!!
Tás muito sogadito!?

Um gajo qualquer... disse...

Mimanora
Tenho andando um pouco ausente, vou dar um giro pela blogosfera e dar alguns sinais de vida...hehe.

Um gajo qualquer... disse...

Matrix
Não creio que o tenha sido, no entanto aproveitaram as duas últimas temporadas para lançar um debate que talvez tenha ajudado a mudar algumas mentalidades...

A 7ª temporada é o periodo de campanha e respectivas eleições, e o presidente foi eleito pelo público. O debate presidencial foi um episódio em directo. ;)

A série é muito boa, com todos os ingredientes necessários, bom argumento, boa imagem, comédia, drama, romance...
Pena que não tenha sido transmitida em canal aberto.
A TVI tem os direitos de transmissão, mas na altura havia muitos reality shows para dar...

mimanora disse...

Ficção e realidade confundem-se mesmo!
E é mesmo pena que a série não tenha sido transmitida em canal aberto. Eu perdi-me já nem sei em que temporada e como tenho péssima memória ía vendo quando
a "apanhava" por acaso nos meus zappings.

Rita disse...

É verdade!! E tb deu na televisão (ou li numa revista?) uma reportagem que falava exactamente sobre essa semelhança! :) mt bem visto sim senhor! Ah, e como já te tinha dito, vou tentar ter tempo para ver a série :) *