quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lições

Uma das "lições" que retirei de muitos anos de prática desportiva foi que uma das piores coisas que podemos sentir é que no final podíamos ter feito um pouco mais, que podíamos ter lutado um pouco mais. Vivo mal com esse sentimento!
Por vezes tenho que parar e respirar fundo para dessa forma compreender que nem todos passaram por essa "escola", que nem todos aprenderam a ganhar e a perder, que nem todos conquistaram algo através da entrega ao trabalho de equipa, que nem todos estão dispostos a sacrificar um pouco da sua individualidade para o bem do colectivo...
Quando o meu primeiro treinador ("Mestre" como hoje carinhosamente lhe chamo) nos dava umas valentes "chazadas" sobre o trabalho em equipa, a dedicação, a entrega, o espírito de sacrifício, e dizia que um dia mais tarde nos seria útil na vida, eu não entendia na totalidade... era puto. Hoje entendo na perfeição!
Podia transportar tudo isto para o mundo profissional, mas é demasiado óbvio. Transporto sim para o mundo das "relações"! Custa-me entender que as pessoas não estejam dispostas a sacrificar um pouco da sua individualidade para o bem da relação. Não compreendo como se consegue digerir facilmente o sabor amargo do não lutar até ao fim. Penso sempre se essas pessoas não se interrogam sobre até que ponto não seriam mais felizes, da mesma forma que eu quando era miúdo me interrogava se teria vencido aquele jogo se tivesse lutado ainda mais.
Não gosto mesmo de "viver" estas interrogações...

6 comentários:

izzie disse...

Como te compreendo.

Pessoalmente prefiro lutar mais do que o outro, fazer toda a minha parte, mesmo que no fim não consiga a minha vitória, ao menos conheci o meu esforço. E os meus limites.

Beijinho,

Anónimo disse...

:)

Muito bom Gajo!

(Eu tb sou um bocado suspeita: tenho a mania de estar a 200% nas relações e digo sempre q dou sangue, suor e lágrimas!...)

Vivendo e aprendendo...

BeijOoOOoOO

Kika disse...

Adorei.

Minhoca disse...

Gostei do post, e é verdade, hj cada vez mais as pssoas não querem sacrifica nada preferem virar as costas a tentar, é triste mas é verdade, mts vezes e contra mim falo, é o medo qu nos leva a desistir

r i t a disse...

muito bom :)

Rapunzel disse...

Sabes bem que te entendo na perfeição...
Beijinho Migo